sábado, 9 de março de 2019

Salmos cap 10 (Os impios)

Salmo 10 - Os Ímpios


O salmista iniciou este cântico apresentando um clamor segundo a sua perspectiva humana quando em tempos de angustia. É certo que o Senhor jamais estará longe daqueles que O clamam. O Senhor jamais se esconderá daqueles que O procuram, porém, a perspectiva humana leva o angustiado a formular as questões apresentadas neste salmo (v. 1).

1 POR que estás ao longe, SENHOR? Por que te escondes nos tempos de angústia?
2 Os ímpios na sua arrogância perseguem furiosamente o pobre; sejam apanhados nas ciladas que maquinaram.
3 Porque o ímpio gloria-se do desejo da sua alma; bendiz ao avarento, e renuncia ao SENHOR.


4 Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus.
5 Os seus caminhos atormentam sempre; os teus juízos estão longe da vista dele, em grande altura, e despreza aos seus inimigos.
6 Diz em seu coração: Não serei abalado, porque nunca me verei na adversidade.
7 A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade.
8 Põe-se de emboscada nas aldeias; nos lugares ocultos mata o inocente; os seus olhos estão ocultamente fixos sobre o pobre.
9 Arma ciladas no esconderijo, como o leão no seu covil; arma ciladas para roubar o pobre; rouba-o, prendendo-o na sua rede.









10 Encolhe-se, abaixa-se, para que os pobres caiam em suas fortes garras.
11 Diz em seu coração: Deus esqueceu-se, cobriu o seu rosto, e nunca isto verá.
12 Levanta-te, SENHOR. Ó Deus, levanta a tua mão; não te esqueças dos humildes.
13 Por que blasfema o ímpio de Deus? dizendo no seu coração: Tu não o esquadrinharás?
14 Tu o viste, porque atentas para o trabalho e enfado, para o retribuir com tuas mãos; a ti o pobre se encomenda; tu és o auxílio do órfão.
15 Quebra o braço do ímpio e malvado; busca a sua impiedade, até que nenhuma encontres.
16 O SENHOR é Rei eterno; da sua terra perecerão os gentios.
17 SENHOR, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles;
18 Para fazer justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem da terra não prossiga mais em usar da violência.

O salmista iniciou este cântico apresentando um clamor segundo a sua perspectiva humana quando em tempos de angustia. É certo que o Senhor jamais estará longe daqueles que O clamam. O Senhor jamais se esconderá daqueles que O procuram, porém, a perspectiva humana leva o angustiado a formular as questões apresentadas neste salmo (v. 1).

Este salmo descreve os ímpios minuciosamente e todas as suas características.

O salmista descreve tanto os ímpios terrivelmente perversos e maus em todos os seus pensamentos e ações, quanto os ímpios que são reprováveis em decorrência da sua compreensão carnal, mas que se aplicam em fazer boas ações na tentativa de serem agradáveis a Deus.

Para Deus não há distinção entre um homicida e alguém que se considera justo com base em suas ações ( Sl 14:3 ). A justiça de Deus não se baseia e nem se vincula às questões comportamentais e morais "Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis" ( Lc 13:3 ).

A angustia do salmista é causada pelos ímpios arrogantes, aqueles que perseguem furiosamente o pobre. Os ímpios estribam-se na própria arrogância, pois sentem-se abastados e seguros em suas ações. Estes por sua vez perseguem aqueles que se esvaziaram do 'eu', quando reconheceram que nada eram diante de Deus, e que dependem única e exclusivamente da misericórdia divina.

O 'pobre' perseguido pelo ímpio não é o homem de condição financeira precária, visto que há ímpios pobres e ímpios ricos. Pobre é aquele que reconhece a sua condição precária diante de Deus, e que, à vista de sua condição procura refugiar-se na providência divina. Questões socioeconômicas não determinam quem é pobre ou rico perante Deus.

Todos quantos se gloriam em seus próprios desejos são ímpios; todos quantos bendizem àqueles que adotaram o próprio ventre como deus, são ímpios; todos quantos adotam as concepções anteriores renunciam ao Senhor tacitamente "Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas" ( Fl 3:19 ).

O soberbo sente-se abastado e por isso ele não busca a Deus "E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus" ( Lc 12:19 -21).

Todas as cogitações dos ímpios os levam a confiar em suas próprias forças, no que providenciaram, o que os leva a concluir que não há Deus (v. 4).

Por seguirem os seus corações maus, os ímpios consideram que os seus caminhos são prósperos; não consideram as leis de Deus, e tratam com desprezo os retos de coração. Consideram que estão seguros e firmes e que nunca serão apanhados pela adversidade.

O que há no coração do ímpio transborda de suas bocas: engano, astúcia, malicia e maldade (v. 7) ( Mt 12:34 ).

Os versículos oito a dez engloba as ações dos ímpios. Tanto as ações dos ímpios torpes quanto as ações dos ímpios religiosos foram descritas nestes três versículos pelo salmista. Os ímpios religiosos armam ciladas àqueles que precisam de Deus, procurando com que os homens confiem em suas boas ações, em suas caridades, em seus sacrifícios, etc "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós" ( Mt 23:15 ).

Os ímpios que comentem todos os tipos de torpezas procuram exercer domínio sobre os seus semelhantes através da força. Apesar de suas ações e concepções errôneas prosseguem por considerarem que Deus não se importa.

O salmista não compartilha das concepções dos ímpios. Ele compreende que Deus não se esquece dos necessitados. Qualquer um que considera que Deus não esquadrinha o coração do homem comete blasfêmia.

Os olhos de Deus estão atentos, pois Ele retribuirá a cada um segundo as suas obras (v. 13). Os ímpios já estão condenados por causa do pecado de Adão, porém, diante do trono branco, as suas obras serão avaliadas, e todos receberão a justa retribuição.

O Senhor sempre erguerá as suas mãos para socorrer aqueles que nele esperam, pois elas não estão encolhidas para que não possa salvar. O pobre deve se socorrer de Deus, pois somente Ele é o auxílio dos desamparados.

Enquanto Deus é socorro para os pobres e desamparados, para os altivos haverá retribuição na sua ira.

O salmista canta ao Rei Eterno, pois na terra que pertence a Deus não subsistirão aqueles que não fizerem aliança com Ele.

A concepção humana é contrastada com a ação divina: os ouvidos de Deus estão abertos! É Ele quem salva os desamparados e oprimidos. Estes são os bem-aventurados, pois foram ouvidos pelo Senhor (v. 17).

Deus confortará o coração dos mansos que herdarão uma terra onde habita paz e justiça. Deus há de confortar os tristes, pois Ele mesmo os justificará e os salvará.

Sabemos que não é por força e nem por violência, mas pelo Espírito de Deus ( Zc 4:6 ). Quando a bíblia reza que as mãos dos homens estão cheias de violência, isto não quer dizer necessariamente que eles são homicidas "As suas teias não prestam para vestes nem se poderão cobrir com as suas obras; as suas obras são obras de iniqüidade, e obra de violência há nas suas mãos" ( Is 59:6 ).

As obras que os homens produzem na tentativa de alcançar a salvação são obras de violência perante Deus.

Há muitos homens que usam as suas forças e os seus recursos na tentativa de alcançar a salvação, porém, as obras que suas mãos produzem são obras de violência, e esta não é a maneira de se alcançar o favor divino "E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele" ( Mt 11:12 ).

É impossível alcançar os céus com obras tão vis perante Deus. Por isso os ímpios serão lançados no inferno, mas os mansos serão consolados, porque as suas obras foram preparadas por Deus ( Is 26:12 ; Ef 2:10 ).